quinta-feira, abril 10, 2014

Filme sobre "Osvaldão está sendo produzido!

Osvaldão ganha filme sobre sua trajetória


Osvaldo Orlando da Costa, o Osvaldão, é a figura mais emblemática da Guerrilha do Araguaia. Mineiro de Passa Quatro, foi um dos primeiros da família de ex-escravos a abandonar a cidade interiorana para estudar no Rio de Janeiro. Negro, forte, com mais de dois metros de altura, era uma figura inconfundível.


Na cidade maravilhosa, foi campeão carioca de boxe pelo Club de Regatas Vasco da Gama, na década de 1950. Teve que abandonar a carreira após conseguir a oportunidade de estudar engenharia em Praga, na antiga Checoslováquia, onde viveu por alguns anos. Membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com treinamento na China, voltou para o Brasil para ser um dos principais guerrilheiros do país.

Até hoje é lembrado pelo povo local por sua coragem e generosidade. É considerado um grande herói em Araguaia e muitas pessoas o enxergam como um ser mítico. Em todo Brasil, o guerrilheiro se transformou em um dos exemplos mais extraordinários de dedicação em defesa da liberdade. Osvaldão morreu na Guerrilha do Araguaia em 1974, durante o regime militar. Teve sua cabeça decepada, exposta em público, e sua ossada continua desaparecida até os dias de hoje.

Sua trajetória será retratada no filme “Onde está Osvaldão?”, com estreia prevista para junho deste ano. O trailer oficial foi lançado neste primeiro de abril, data que “descomemora” os 50 anos do golpe militar no Brasil. "Onde está Osvaldão?” oferece uma contribuição ao debate sobre a herança da ditadura e ao restabelecimento da memória do país.

Onde está Osvaldão?
O longa-metragem “Onde está Osvaldão”, produzido por Renata Petta e dirigido por Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles, está em fase de produção. A realização é da Fundação Mauricio Grabois, Clementina Filmes e Estrangeira Filmes. O filme foi gravado em Passa Quatro, Araguaia e Rio de Janeiro, além de conter imagens exclusivas de um documentário do Praga Filme Pujikovna, que retrata o cotidiano de alunos de várias partes do mundo em Praga, em 1961. Osvaldão foi protagonista do documentário.

Osvaldão 
A história de Osvaldão ilustra um dos muitos desvios radicais de trajetória determinados a partir do golpe de 1964. O guerrilheiro foi o primeiro combatente a chegar no sul do Pará, na região do Araguaia, em 1967, com a missão de implantar uma guerrilha junto com outros companheiros. O maior conhecedor da área entre os demais guerrilheiros morreu em 1974, com 35 anos, desarmado e faminto. Teve seu corpo pendurado em um helicóptero para provar ao povo que estava morto, afinal, virou lenda e todos achavam que era imortal. Até hoje os ossos de Osvaldão não foram encontrados.


Nenhum comentário: