quinta-feira, julho 25, 2013

FERNANDO MOUSINHO FALA SOBRE A IMPORTANCIA DA TENTATIVA DE TOMADA DO QUARTEL DE MONCADA POR FIDEL E SEUS COMPANHEIROS!


A VITÓRIA DO MONCADA



Fernando Mousinho (PSB-DF)

 As indispensáveis tarefas de preparação da recepção de homens e de armas enviadas de Havana, assim como todo trabalho de mobilização, couberam a Abel Santamaria. O segundo homem do movimento que antecipadamente transferira-se da capital para Santiago de Cuba.

Os preparativos do assalto ao Quartel de Moncada naquele  glorioso 26 de julho de 1953 mobilizara em torno de 1.200 revolucionários, para a ínfima quantidade de 150 ou 160 armas. Desproporção tal que exigiu uma severa seleção dentre os mais bem preparados.

O fardamento era o do exército e as patentes de sargento, para confundir o inimigo. Usavam sapatos, e não botas, para reconhecerem-se uns aos outros. O boné e todo o resto era militar, o que cobrou enorme trabalho de confecção. A ideia era criar uma confusão descomunal, antes que as outras unidades se dessem conta do que acontecia. Seria simulado um levantamento de sargentos.

O plano incluía ainda, enganar a reação utilizando sargentos prisioneiros que, ao telefone, falariam com seus superiores e com todos os demais sargentos de Santiago, para subordiná-los ou pelo menos ganhar tempo.

Previa também tomar a guarita principal e o Estado Maior do quartel. Assim como o Palácio da Justiça e o hospital civil.

As armas tomadas ao quartel seriam distribuídas ao povo instalado em diversos prédios da cidade, de onde se organizaria a defesa para enfrentar o contra-ataque. Ao mesmo tempo seria deflagrada uma greve nacional geral.

Nesse contexto, é muito importante salientar o papel das mulheres cubanas, as quais, hoje e sempre, desempenharam papel essencial em todo processo histórico revolucionário da Ilha. Melba Hernández e Aidé Santamaria, por exemplo, durante vários dias introduziram em Santiago de Cuba, por vias diferentes - estrada de ferro, rodovia e etc -, malas contendo armas. Malas tão enormes e pesadas que, certa ocasião, um gentil soldado batistiano ajudou a carregá-las.

Finalizo lembrando que o assalto ao Quartel de Moncada não foi em vão. Ao contrário. O triunfo da Revolução Cubana foi a vitória do Moncada, pois, pela primeira vez na história de Cuba, as promessas feitas ao povo foram cumpridas: o problema da terra, o problema da industrialização, o problema da moradia, o problema do desemprego, o problema da educação e o problema da saúde do povo.

Ou seja, os primeiros anos da Revolução foram dedicados ao cumprimento dos seis pontos do Programa do Moncada.

   

 

Nenhum comentário: