terça-feira, abril 17, 2012

"A EXPERIENCIA DOS ANOS DE CHUMBO PARA RESGATAR EXPERIENCIAS E CONTINUAR NA LUTA PELA REVOLUÇÃO E O SOCIALISMO!!!

Eu e o "Tupa" debatendo no ECLA- Fotos de Jesus Carlos Lucena




Neste último domingo, dia 15 de abril, eu-Luiz Aparecido e o Rubens Ferrari, o "Tupa", protagonizamos uma palestra/debate no Espaço Cultural Latino Americano, o ECLA, na rua Abolição, 244, na Bela Vista em São Paulo. Com a coordenação de Claudimar e Vilma Mota e gravado e fotografo por Jesus Carlos Lucena, algumas dezenas de pessoas, entre jovens e até veteranos da luta politica de esquerda no Brasil, como Celso Lungaretti e outros, expusemos o clima e as ações do que foram os anos de Ditadura no Brasil e na América Latina, convencionado como os "Anos de Chumbo". 

Rubens Ferrari, conhecido como o "Tupa", por ter militado e participado de várias ações na organização gerrilheira uruguaia "Tupamaros", hoje transformado em Partido politico e tendo até o atual presidente José Mujica, como um de seus membros, relatou  sua história de lutas, suas fugas para a Europa e por fim ao Brasil onde se estabeleceu  nos finais dos anos 70 e até sua estada em Cuba para treinamento guerrilheiro. "Tupa" que pela primeira vez falou em publico daqueles tempos sombrios, se emocionou ao relatar sua militancia no movimento estudantil do Uruguai, a formação dos "Tupamaros" e algumas ações armadas e de resistencia a Ditadura uruguaia.

Contou como  foi organizada e realizada com exito, a fuga de 121 presos politicos do presidio de "Punta Carretas" em Montevidéu em pleno cerco dos militares, a tomada da cidade de Pando por guererilheiros "tupamaros", outra audaciosa ação revoucionaria, as expropriações de Bancos e até de postos policiais para resgatar armas. A militancia revolucionaria de Rubens, o "Tupa" foi tão rica que o ECLA esta agendando uma outra palestra dele para aprofundar os assuntos.

Ele conntou tambem como chegou ao Brasil em meados da decada de 70,  após ter saido da prisão no Uruguai e como aqui se ligou a militantes do PCdoB e da APML na época e começou a militar de novo no Sindicato dos Jornalistas e nos movimentos pelas liberdades democraticas no Brasil e a luta pela Anistia. Hoje continua sua luta defendendo uma revolução socialista e militando nos movimentos sociais de São Paulo, principalmente no Sindicato dos Jornalistas.

LIÇÕES

Eu relatei suscintamente minha história de miitancia politica desde os 14 anos no movimento estudantil ainda em Penapolis no interior de São Paulo, como vivenciei o Golpe militar de  1964, como entrei para a Dissidencia Comunista de São Paulo, depois transformada em Ação Libertadora Nacional-ALN, passando pela Ação Popular Marxista Leninista-APML e por fim aderindo ao Partido Comunista do Brasil-PCdoB desde 1973 e permanecendo nele até hoje.

Nos debates e intervenções dos presentes, além de desconhecerem a maior parte da história e acontecimentos dos "Anos de Chumbo", a grande curiosidade presente, foi "o que devemos fazer agora" para unir as esquerdas, acionar e incrementar os movimentos sociais e populares e como  continuar acreditando na Revolução socialista. O debate destes temas tomou conta da reunião e foi até tarde da noite, com intervenções esclarecedoras e principalmente questionadoras de como continuar, ampliar e ter exito na luta pelas transformações do Brasil e da América Latina.

PS- Nos príxomos dias o ECLA deve diponibilizar na TV-ECLA um video sobre o evento, que podera ser acessado por este Blog ou pelo Blog do ECLA.

Nenhum comentário: