terça-feira, agosto 31, 2010

O peixe do meu irmão!!!


Este ano tinha decidido não comemorar meu aniversario agora no dia 9 de setembro.Ja comemorei aniversarios demais, pensei! A não ser que meu irmão Fernando Lopes da Silva,trouxesse um peixe para a gente por na brasa no lugar da carne de boi.

Foi ele saber desta minha exigencia, que pegou sua mulher Meire, desceu o Rio Cuiabá(ele mora em Cuiabá/MT) e no final da tarde do último domingo, tirou este bichão ai da foto de dentro do rio. Quem fisgou foi ela, mas foi ele e mais uns dois amigos que conseguiram puxar o danado de dentro d'agua.Para não dizerem que é história de pescador, tai do lado a foto do Fernando e seu peixe.

Conservadorismo perde terreno!!!!


SETEMBRO COMEÇA COM ELEIÇÕES SE DEFININDO!
Esta até chato falar das eleições presidenciais. Jose Serra, do PSDB/DEMe outras aves de rapina despenca a olhos vistos, Marina, do PV já, entregou os pontos numa entrevista rodeada de empresarios. E o clima de vitória de Dilma no primeiro turno, deve fechar a semana com a próxima pesquisa do IBOPE.

Mas um segundo turno entre Dilma, do PT/PMDB/PCdoB/PSB e Plinio Arruda Sampaio do Psol,faria ela se comprometer com mudanças mais radicais. Mas isto é apenas um sonho!

Em Brasilia...

Em Brasilia, a invencibilidade de Joaquim Roriz nestas eleições esta balançando. A candidatura de Agnelo Queirós, do PT/PCdoB/PSB/PMDB, cresce a olhos vistos e já empatou com Roriz nas ultimas pesquisas e a tendencia é crescer mais. Mesmo o povo mais humilde que vivia enganado com Roriz, esta acordando. O que a Justiça não conseguiu fazer ainda, o povo vai fazer. Fora Roriz!

Em pouquíssimos Estados a direita e o conservadorismo esta na dianteira e em muitos destes, a esquerda avança e o quadro pode mudar. Agora é trabalhar firme para elegermos um Congresso mais progressista para ajudar a presidente Dilma a realizar as transformações que o Brasil tanto precisa. O presidente Lula começou e agora é necessario avançar.

Em Brasilia o tempo continua seco e a umidade relativa do ar beirando os 11%. Mas antes de setembro acabar a chuva vai cair!

sexta-feira, agosto 27, 2010

Jóinha do Coroa!





Pequena Jóia do Coroa!!!
Elza Maria, nome forte inspirado na guerrilheira e falecida dirigente comunista Elza Monerat e Maria, nome símbolo de todas as mulheres, é esta menininha sapeca ai do lado! Já quase alfabetizada, adora balé, cantar e zuar, zuar muito. Sua alegria é contagiante e pega qualquer um desprevenido com sua presença de espirito e inteligência.
Jóia rara de um coroa e alegria da mãe Polyana.
Tem ainda o Paulo Roberto, pré adolescente, carinhoso e as vezes rebelde, mas um belo rapaz que vai fazer muito sogro passar apertado.
Esta a família que estamos construindo com muito carinho e respeito pela fase que estão vivendo. Mas sem dúvida uma alegria ter duas crianças assim em casa.
Nas fotos tem ela faceira, indo para a escola e com o irmão, Paulo Roberto!!

EFEMÉRIDE COMEMORATIVA!!!!

EFEMÉRIDE!!!

Hoje,27 de agosto, é uma data histórica! Iran Caetano, mineiro que se transformou em capixaba, completa hoje 65 anos de vida e 45 anos de militância no PCdoB. Foi dirigente do movimento estudantil na Universidade do Espirito Santo, onde veio de Minas para cursar Medicina. Depois entrou no partido e foi seu dirigente até meados de 1972, quando teve que fugir, junto com a esposa Angela, da repressão que se abateu sobre os comunistas no Estado, após a perseguição e prisão de Lincoln Oeste, histórico dirigente do PCdoB, depois assassinado pela Ditadura.

Iran voltou a clandestinidade em Minas e outros Estados, sempre a serviço do Partido. Contribuiu na infraestrutura de apoio a Guerrilha do Araguaia e fez outros trabalhos importantes para o movimento de resistencia à Ditadura.

Com a Anistia voltou ao Espirito Santo e já formado em Medicina, foi exercer a profissão e tentar reorganizar o partido, destroçado pelas inúmeras prisões e perseguições aos comunistas. Foi Secretario de Saude em Vila Velha e outras cidades, como Viana. Hoje exerce a profissão em diversos hospitais e continua na direção do PCdoB. Um cidadão de bem a serviço dos interesses do povo e da Revolução. Parabens Iran Caetano pelo duplo aniversário.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Votar para mudar o Congresso!!!


Vote para mudar a correlação de forças no Congresso!

O Congresso brasileiro pode ser considerado um dos mais conservadores do Mundo. Pelas ultimas estatisticas, nota-se que corporações empresariais( o presidente da Confederação Nacional da Industria-CNI, por exemplo, é deputado federal por Pernambuco) os donos o agronegócio, os latifundiários, os grandes comerciantes, enfim os conservadores e donos do poder econômico, dominam mais de70% das duas casas congressuais, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Há ainda a bancada evangélica, a bancada católica e outras representações do que há de mais atrasado e retrógrado no Brasil. Assim, nenhum governo consegue atuar de acordo com os interesses dos excluídos, dos pobres, dos despossuídos. È só observar como o governo Lula, o mais progressista que o Brasil teve até agora, passa por todo tipo de negociação e chantagem para conseguir passar qualquer projeto, que atinja mesmo de raspão os interesses dos poderosos. As leis têm que passar pelo Congresso, algumas de maior complexidade ou que mexa na Constituição, precisa de dois terços do voto dos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado, em dois turnos.

Chantagem parlamentar

Por isto nestas eleições, onde há vários candidatos presidenciais progressistas e de esquerda, começando com quem tem a maior chance, que é a Dilma Roussef, representando uma coligação que une o PT, o PCdoB, o PSB, o PDT, o PMN e o PMDB, mas também Plinio de Arruda Sampaio do Psol, o Ivan Pinheiro do PCB, o Zé Maria do PSTU. De nada adianta eleger qualquer um deles, o Plinio, o Ivan e o Zé Maria, por exemplo, que ele não conseguira sequer governar com um Congresso com a mesma composição de hoje, ultraconservador. È preciso mudar a correlação de forças no Congresso, em vez de conservador, progressista, honesto e comprometido com mudanças em favor do sofrido povo brasileiro.

Dilma Roussef, ganhando as eleições, conseguira governar graças ao PMDB, que fora alguns poucos homens de esquerda, na sua maioria é de centro direita. Ou seja, se o PMDB repetir seu desempenho das ultimas eleições, vai manter a presidente Dilma em permanente acuo e submetendo-se a chantagem de uma maioria parlamentar, que se formara a qualquer momento entre os parlamentares de centro-direita do PMDB, com os elementos do DEM, do PP, do PSDB e outros conservadores.

Formar bancada de esquerda

Tão importante como votar na Dilma, no Plinio, ou no Ivan, é necessário votar num deputado federal ou senador de esquerda, Mas de esquerda mesmo, que não mude de lado após se eleger, como tem sido pratica nas ultimas eleições, onde vemos partidos elegerem 15 deputados e depois conseguem a adesão de mais 20 ou 30, formando bancada imprescindível na mesa de negociação politica.

Se conseguirmos eleger a Dilma e uma maioria de deputados e senadores de esquerda, podemos começar a pensar seriamente em mudar o Brasil. Romper as amarras do passado e construir um clima que permita a ruptura do sistema politico e até das estruturas sociais, abrindo caminho para o tão sonhado socialismo. Com democracia e pluralismo.

Nos Estados também

O mesmo caso vale para as eleições estaduais. Todos viram oque aconteceu em Brasília, onde um governador corrupto comprou a maioria absoluta da Câmara Distrital e só foi apeado do poder por determinação da Justiça, que teve que prende-lo, primeiro caso ocorrido no Brasil. Mas foi o voto dos brasilienses que elegeram José Roberto Arruda, do DEM, na época e os deputados distritais que o apoiaram até o fim. E eles, os deputados estão lá, inclusive concorrendo agora à reeleição. Este horror pode voltar a ocorrer de novo.

È só votar no Joaquim Roriz novamente e numa bancada de deputados distritais que representam apenas interesses corporativos e do poder econômico, que domina a capital do país.

Do Rio Grande do Sul a Roraima, os casos de governos incompetentes e desonestos e que governam com apoio de deputados comprados com cargos públicos ou dinheiro fruto da corrupção, estão á vista de todos. Por isto, o eleitor além de escolher um candidato a governante competente, correto, com uma história de vida em defesa dos interesses do povo e não de corporações e classes dominantes, deve fazer outro favor a si mesmo e ao Brasil! È votar em deputados federais, estaduais e senadores que estejam comprometidos com um País melhor, os interesses do povo, com reformas profundas no sistema politico e social.

Publicado tambem dia 25/08/2010 no portal CONGRESSO EM FOCO-www.congressoemfoco.uol.com.br

segunda-feira, agosto 23, 2010

Comunistas, à luta!!!

Comitê Central diz que PCdoB só tem um caminho: crescer

Na abertura da 4ª reunião da direção comunista, Renato Rabelo diz que a grande responsabilidade do Partido é crescer numa campanha muito favorável ao nosso campo político. O Partido precisa atuar para corresponder a este desafio.

O tom otimista em relação à campanha presidencial das forças de esquerda e da candidata Dilma Rousseff marcou o discurso de Renato Rabelo na abertura da 4ª Reunião do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil neste sábado (21). Ele vinha embalado pelo desempenho favorável da candidata mostrado pelas pesquisas de opinião, e pelo acentuado declínio do candidato da direita, o tucano José Serra, e já se desenha no horizonte a vitória de Dilma já no primeiro turno da eleição em 3 de outubro próximo.

O potencial de crescimento de Dilma é muito grande, o povo vai compreendendo o papel chave que ela desempenhou no governo e ela é a candidata de Lula. “Na medida em que o povo compreende isso”, disse o presidente nacional do PCdoB, “seu crescimento é inevitável” principalmente na nova e decisiva fase da campanha iniciada pelo horário eleitoral gratuito.

A responsabilidade do PCdoB, na eleição de outubro, é crescer. Renato Rabelo foi enfático a este respeito. O potencial de crescimento eleitoral do Partido é grande. Mas seu aproveitamento exige um esforço acentuado na reta final da campanha, com o objetivo de levar o Partido a um novo patamar na Câmara dos Deputados, alcançando a condição de partido médio.

O documento aprovado na reunião do Comitê Central apresenta, dentre suas diretrizes:



“1) Viabilizar os meios e recursos necessários à realização do plano de trabalho que
garanta a massificação e maior visibilidade da nossa campanha segundo o foco de cada candidatura. A maior parte dos recursos deve ser canalizada para a última quinzena de setembro quando o resultado se define;

2) Agregar mais e mais apoiadores às atividades de campanha. É na reta final que muitos eleitores entram de “corpo e alma” na batalha;

3) Garantir o estoque necessário do modelo de cédula da urna eletrônica para a distribuição massiva em gradação ascendente por todo o mês de setembro, sobretudo na reta final.

4) Vincular efetivamente a campanha dos candidatos a deputado estadual com a dos candidatos a deputado federal, garantido de modo eficaz a campanha “casada”, pois o aumento de sua representação na Câmara dos Deputados é prioridade para o PCdoB”



O Comitê Central conclama “o coletivo militante do Partido e também os amigos e aliados de nossa legenda a redobrarem os esforços por uma terceira vitória do povo, com a eleição de Dilma e a eleição dos candidatos do PCdoB.”

sábado, agosto 21, 2010

Há 21 anos morria Raul Seixas e o Rock brasileiro fica mais triste!!



O dia 21 de agosto é triste para o rock brasileiro. Foi nessa data, há 21 anos, que Raul Seixas morreu de parada cardiorrespiratória, provocada por pancreatite crônica e hipoglicemia. Ele tinha apenas 44 anos.

Se o rock hoje é a coisa mais normal do mundo no Brasil, agradeça a Raul. Ele foi um dos caras que abriu o caminho, ainda nos anos 60, em Salvador, e depois no Rio e São Paulo. Raul enfrentou governo militar, crítica musical e puristas da MPB para implementar sua visão roqueira. É por isso que quem gosta de rock no Brasil, gosta de Raul Seixas em 99% dos casos.

Raul dos Santos Seixas nasceu em Salvador, Bahia, em 28 de junho de 1945, filho de Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas. Filho da mesma região e geração que Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa entre tantos outros que definiram o movimento chamado Tropicália, Raul teve ao contrário destes em sua infância maior contato e assimilação do rock and roll em virtude de ser vizinho e amigo de filhos de famílias americanas que trabalhavam para o consulado americano na Bahia.

Tornou-se logo fã ardoroso de Elvis Presley, fundando aos 14 anos um fã-clube brasileiro do cantor (Elvis Rock Club). Engana-se porém quem pensa que Raul renegou a cultura brasileira adotando o rock and roll; odiava a bossa nova mas acrescentou ao seu rock elementos de música nordestina como o baião, xaxado, música brega.

Vida danada

Aluno relapso (repetiu várias vezes a segunda série ginasial) apesar de muito inteligente e leitor voraz, rapidamente se cansa da escola decidindo pela profissionalização como músico. Em 1962 em meio ao movimento bossa nova que explodia no Brasil, Raul monta sua primeira banda, Os Relâmpagos do Rock, que mais tarde teria seu nome mudado para The Panthers e finalmente Raulzito e os Panteras. Pela formação do grupo passaram entre outros além de Raul (vocal e guitarra), Thildo Gama, Perinho (guitarra), Mariano Lanat (baixo), Carleba (bateria). Logo abandona a faculdade de direito.

Gravam um compacto que seria distribuido para rádios com duas músicas (sendo uma versão de Elvis Presley). Apresentam-se em clubes e algumas vezes em rádio e TV. Começam a formar fama como expressão local do movimento Jovem Guarda da época (liderado por Roberto Carlos, Jerry Adriani, Erasmo Carlos, Wanderléa, etc, por sua vez versões brasileiras do sucesso dos Beatles).

Com o apoio de Jerry Adriani sai em turnê pelo Brasil com os Panteras (abrindo os shows do primeiro) e grava em 1968 o seu primeiro LP, auto entitulado. Não alcançando nenhuma repercussão a nível nacional Raul volta para Salvador possivelmente pretendendo abandonar a música.

Sairia da Bahia novamente para tentar carreira de produtor na CBS onde produziria e comporia para Jerry Adriani, Renato e Seus Blue Caps, Trio Ternura, Sérgio Sampaio, entre outros astros da época. Perderia este emprego por produzir e gastar dinheiro sem conhecimento dos seus superiores na prensagem de seu segundo LP, Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez.

Fama chegou... e partiu... e voltou

Em 1972 alcançou a tão desejada repercussão nacional classificando duas músicas no Festival Internacionl da Canção, evento de grande repercussão montado anualmente pela Rede Globo, um concurso de músicas. Raul participou com Let Me Sing Let Me Sing (que chegaria às finais) e Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo. A boa aceitação lhe valeu seu primeiro contrato com uma gravadora, a Philips Phonogram. Lançou um compacto de Let Me Sing Let Me Sing e o LP coletânea de covers 24 Maiores Sucessos da Era do Rock (que nem mesmo traz o nome de Raul, sendo lançado sobre o nome de uma banda Rock Generation). O segundo compacto, Ouro de Tolo, foi o seu primeiro grande sucesso.

Com o mago Paulo Coelho

Em 1973 saiu o LP Krig-Ha Bandolo! apresentando as primeiras parcerias de Raul com o companheiro de estudos esotéricos Paulo Coelho. Começaram a formar em parceria o grupo Sociedade Alternativa, anarquista, baseado na doutrina de Aleister Crowley e também destinado a estudos esotéricos. Chegariam a pensar em construir em Minas Gerais a comunidade alternativa Cidade das Estrelas. O movimento foi porém considerado subversivo pelo governo militar. Raul (que aparentemente passou por sessões de tortura), Paulo e as respectivas esposas (Edith e Adalgisa) foram exilados nos estados unidos. Raul viria a conhecer durante o exílio alguns de seus ídolos, Elvis Presley, John Lennon e Jerry Lee Lewis.

Voltaram ao Brasil em 1974 em meio ao sucesso do segundo LP, Gita, possivelmente o seu lançamento de maior vendagens e repercussão, ganhando discos de ouro e participando da trilha sonoras da novela O Rebu. A Philips chegou a relançar 24 Maiores Sucessos... sobre um novo nome, 20 Anos de Rock e dessa vez sobre o nome de Raul. Seguiriam-se então LPs de grande repercussão, Novo Aeon, Há 10 Mil Anos Atrás (último em parceria com Paulo Coelho), Raul Rock Seixas, O Dia Em Que a Terra Parou.

Saude abalada

No início da década de 80 Raul Seixas começou a apresentar problemas de saúde em virtude de consumo exagerado de álcool. Não parou porém de lançar discos e projetos, Mata Virgem, Por Quem os Sinos Dobram, Abre-te Sésamo. Passou a sofrer de hepatite crônica em virtude da bebida e estava em um hiato de contratos e shows.
Após a queda de vendagens nos últimos discos e um longo boicote de gravadoras, estourou novamente em 1978 com a música Carimbador Maluco do LP Raul Seixas, parte do especial infantil Plunct Plact Zumm da Rede Globo. Seguiram-se os discos Metrô Linha 743, Uah Bap Lu Bap La Bein Bum (com o que seria seu último grande hit, Cowboy Fora da Lei) e A Pedra do Gênesis (que deveria ser apenas parte de um projeto maior chamado Opus 666 que não chegou a ser lançado).

Em 1988 Raul passou a compor, gravar e excursionar com o também baiano Marcelo Nova, vocalista da banda Camisa de Vênus (então em fase de extinção).
Em 21 de Agosto de 1989, apenas dois dias após o lançamento de A Panela do Diabo, Raul Seixas morre de um ataque cardíaco em virtude de problemas causados pela bebida. Curiosamente após a sua morte tem o seu talento mais reconhecido do que nunca, arregimentando a cada dia mais seguidores, sendo lançados postumamente registros inéditos e coletâneas, todos sucessos de vendas.

Em Brasilia, de novo!!!



Camaradas e amigos!!!!

Já estou em Brasília. Cheguei domingo com as malas nas costas e agora luto para montar a casa e ter os serviços telefonicos e de internet e TV a cabo o mais breve possível, para pode atuar com mais desenvoltura. Aqui tempo seco, temperatura máxima de 30 graus ao sol e 10 graus a noite. Umidade do ar em torno de 11 e13 por cento, igualzinho ao deserto do Sahaara..

O Clima político ainda esta morno. Indecifrável com a possibilidade ou não da cassação da candidatura de Joaquim Roriz. Se ele for impugnado vai dar Agnelo, ou não! O PCdoB fez de novo coligação com o PT e estamos apoiando Agnelo, senadores Cristovan e Rodrigo Rollemberg, deputado distrital Professor Zé Antonio e Federal, Messias, os dois do PCdoB.

As coisas aqui não vão ser fáceis, como em qualquer outro lugar. Mas sair do isolamento de Fundão, no Espirito Santo, já foi uma vitória. Deixei na ultima postagem do Blog do Luz Aparecido, avaliação desapaixonada e despretensiosa sobre a candidatura de Roberta Schuartz, a moça capixaba que foi cafetína, em Nova Yorque, ficou rica, envolveu-se num escândalo que chegou até a cassação do governador do Estado de Nova Yorque, foi presa, teve seus bens confiscados pelo governo americano e acabou voltando pra terrinha e agora é candidata a deputada estadual.

A mensagem causou vários tipos de reações, na sua maioria negativa, mostrando como a sociedade capixaba e brasileira ainda é preconceituosa e hipócrita. Aceitam todo tipo de politico corrupto e mentiroso como candidato. Moçoila de família que se casam por dinheiro, mulheres que traem os maridos e outros tipos de comportamento não recomendáveis, passa batido. Estas pessoas estão nas colunas sociais, circulam nos “melhores círculos da “sociedade” e ninguém as condena.

Mas quem teve um comportamento errôneo no passado e agora decide dar a volta por cima e ainda defender os direitos humanos, cíveis e legais de quem exerce uma atividade condenada hipocritamente pela sociedade, é execrada. Ela tem o direito sim de ser candidata, representar e defender garotas(os)de programa, cafetinas e quem mais sofre de preconceito nesta sociedade, que é livre, diversificada e democrática.
Saudações brasilienses

sexta-feira, agosto 13, 2010

Uma mulher faz a polemica da eleição capixaba!


A candidata polemica
Vitima da hipocrisia quer ter vóz no Parlamento



Antes que as aves alvissareiras leiam este “post” e me interpretem mal, digo logo: meu candidato a deputado estadual no Espirito Santo é Namy Chequer, do PCdoB, 65651 e sugiro a todos meus leitores capixabas, que votem nele e na chapa completa do PCdoB, com Renato Casagrande, governador-40, Ricardo Ferraço, Senador e deputado federal, Nodir colombo, também do PCdoB.
Então vamos as questões que quero abordar!
Esta causando polemica e muito disse me disse no Espirito Santo, principalmente na Grande Vitória, a candidatura pelo PRP, da jovem Roberta Schuartz, que há dois anos, foi alvo de um escandalo em Nova Yorque, quando o apartamento em que morava e dava abigo a outras moças, foi invadido pela policia e ela presa e acusada de proxenetismo. As autoridades na época, chegaram a bloquear o saldo bancario dela, que diziam passar de um milhão de dólares e a mantiveram presa varias semanas, até que sua familia e o Consulado brasileiro na capital do Mundo capitalista, consegiu lbera-la. Já o governador de Nova Yorque, acusado de ser frequentador do apartamento e gostar da companhia das moças, acabou perdendo o mandato.

Ela então deixou tudo que havia conquistado nos “States” e veio embora para o Espirito Santo, onde com a ajuda de amigos e da familia, recomeçou uma nova vida. Mas o estigma de “garota de programa” e proxeneta continuou a persegui-la. Mas numa ousadia maior ainda, decidiu se candidatar a deputada estadual, aproveitando a fama, má ou boa, que havia conquistado, no intuito de defender o direito das mulheres ou homens de trabalharem no que mais lhes aprouver. E ela esta na luta e pelo visto conseguindo sensibilizar muita gente que a esta apoiando e incentivando-a.

Direito de todos

Roberta Schuartz tem todo o direito de ser candidata. O Parlamento estadual ou federal deve ter representantes de todos os segmentos da sociedade. As garotas de programa, prostitutas e outras que exercem algum tipo de oficio que é marginalizado pela sociedade, precisam nas diversas instancias do poder, de pessoas que as representem e as defendam. Essas mulheres e rapazes, tambem que exercem o mesmo “trabalho”, acabam por sofrer não só preconceito, mas até mesmo violencia no exercicio de suas funções. Apanham dos parceiros, são roubadas e vilipendiadas e na maioria das vezes, quando procuram as autoridades para denunciar o que sofrem, acabam passando de vitimas a suspeitas ou culpadas.
No Brasil mesmo, elas já se organizaram em Sindicatos e até Ongs, como a “Daspu”, para as defenderem e representarem. E afinal, proporcionar prazer, pago ou não, não deveria ser crime. Ela, no caso da Roberta, não roubou, não enganou ninguem, frequentava sua casa quem queria e sabia porque.
Em muitas sociedades o que ela fazia e o que as(os) outras ainda fazem não é ilegal, pelo contrario é protegida pela lei e as autoridades, vide Holanda e Dinamarca.
Só numa sociedade hipocrita e ignorante como a americana pode fazer o escarcéu que fez com o governador e ainda prender a Andréia. Ela deveria é ser condecorada por proporcionar prazer e diversão às pessoas. E ainda sequestram o dinheiro que ela levou anos para ganhar e que deve servir agora, para financiar a maquina de guerra americana que mata civis inocentes e até crianças no Iraque, Afeganistão e outros lugares do mundo onde interveem.

Uma moça que se aventurou do rincão longiquo do interior capixaba para a capital do mundo e usando sua beleza, esperteza e tino para os negócios, se deu bem, deve ter despertado muita inveja e cobiça, até de autoridades! Porque ela atuou tanto tempo sem ser importunada e quando o governador do Estado de New York vira fregues, ela é logo perseguida? A tal ponto que montaram uma armadilha para ela e seus fregueses. Até que a policia bateu em sua porta! Porque não prendem a Paris Hilton e outras peruas que fazem o mesmo ou muito pior que Andréia, que por sinal usava aquilo como trabalho.
A polemica esta no ar, mas meu candidato é o Namy Chequer-65651

domingo, agosto 08, 2010

Faro Fino: A Arte Grita

Faro Fino: A Arte Grita

AINDA RELEMBRANDO 100 ANOS DE ADONIRAN BARBOSA.O POETA QUE CANTOU SUA CIDADE E AS QUEBRADAS DO MUNDO!!

Foto clicada por Jesus Carlos, da Imagemlatina, de um mural grafitado, na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, São Paulo!

O texto é homenagem a Adoniran e sua cidade, por João Teixeira, o da "Baiana"!

“Trem das Onze”, música-tema de SP,
é símbolo do museu-memória do Jaçanã

Não posso ficar nem mais um minuto com você/ sinto muito amor / mas não pode ser / moro em Jaçanã /se eu perder este trem/ que sai agora às 11 horas/ só amanhã de manhã....

A música-tema de São Paulo foi composta em 1962 por João Rubinato, o verdadeiro nome do saudoso Adoniran Barbosa, o menestrel da Paulicéia. “Trem das Onze” foi eleita como símbolo de São Paulo no concurso realizado pela Rede Globo. O páreo foi duro. O “Trem” venceu “Sampa” (“Alguma coisa acontece em meu coração/que só quando cruzo a Ipiranga com a avenida São João”), de Caetano Veloso. O compositor baiano colocou versos modernistas na linha melódica de “Ronda”, de Paulo Vanzoli, outro hit regional bem votado.
Como expoente máximo do samba paulista, “Trem das Onze” projetou o Jaçanã mundialmente. O bairro está associado à obra imortal na memória coletiva. Consagrou o Jaçanã assim como Noel Rosa com Vila Isabel. Existem no bairro bares, restaurantes e logradouros públicos com o nome da música. Uma travessa da avenida Guapira leva o nome da música. O samba paulista já foi gravado na Rússia, no Japão, na França e em outros países. Adoniran voltava de taxi de um show num circo de subúrbio, à época em que fazia sambas em homenagem ao Brás, à Casa Verde, o Bexiga, quando criou seu maior sucesso.
São Paulo era da garoa, terra de operários, poetas, cantores e sindicalistas. Seus subúrbios tinham bosques, e animais selvagens e uma frota de carros infinitamente menor que a de hoje.
O trem saía da rua João Teodoro às onze da noite e chegava à meia noite e meia no Jaçanã. A poesia da música, contudo, não reflete toda a realidade. Adoniran morava no Brás e freqüentava as rodas boêmias do Bexiga. A exemplo de Cartola, nos morros do Rio, era homem do povo, um poeta popular talentoso que falava errado como os personagens de suas músicas. É apontado como o maior no gênero, abordando como ninguém a São Paulo italianada, das malocas, do Brás, Bexiga e Barra Funda.
“O Arnesto nos convidou prum samba/ele mora no Brás/nóis fumo e num incontremu ninguém...
Adoniran estudava no Liceu de Artes e Ofícios. Era o “Charutinho”, o inesquecível personagem do programa “História das Malocas”, sucessão da época, na rádio Record. Sílvio Bittencourt, fundador da Associação Memória do Jaçanã, de 70 anos, não perdia o programa gravado ao vivo no auditório e conviveu com Adoniran. “Ele era espontâneo, começava a batucar e saía o samba”.
“...e além disso mulher/tem outra coisa/minha mãe não dorme enquanto eu não chegar/sou filho único/tenho minha casa para olhar/eu não posso ficar...
Segundo a imprensa de linotipos, o poeta sequer sabia onde ficava o Jaçanã. Teria citado o nome do bairro na letra para rimar com a palavra manhã. Bittencourt desmente esta versão. “Adoniran filmava na Cinematográfica Maristela aqui do bairro e tomava seus tragos no bar Gigantão”. Os artistas da antiga TV-Record dominaram os cenários ao vivo do Jaçanã. Filmaram lá “Os Xavantes”, com o humorista Pagano Sobrinho. “O Comprador de Fazendas”, com Anselmo Duarte e Procópio Ferreira. O álbum dos estúdios pode ser apreciado no museu.
Adoniran confirmou a versão oficial, mais tarde. Nos anos 70, fazia ponto à tarde na padaria ao lado do antigo Canal 4, na avenida Alfonso Bovero, hoje MTV. Entrevistado, negou que tivesse viajado no “Trem das Onze”. Adoniran, caipira do interior paulista, de Valinhos, nasceu em 6 de julho de 1910. Era do signo de Câncer. Faleceu em 23 de novembro de 1982, com 72 anos. Como artista regional, naturalmente mantinha vínculos com toda a Paulicéia, inclusive (e por que não?) com o Jaçanã. Seu hobby: fabricava brinquedos de lata na garagem de sua casa.
No túnel do tempo
Guardião da memória da região do sítio Guapira (“terra que tem ouro e lavras”, em tupi-guarani), origem dos bairros da atual zona norte de São Paulo (Santana, Jaçanã, Parque Edu Chaves, Vila Constança), Bittencourt preserva as relíquias do passado. A história do “Trem” tem versões conflitantes, mas a obra de Adoniran é inesquecível. Marcou gerações. O trem é o logotipo do museu-memória, que funciona precariamente num velho canteiro de obras do metrô, cedido gratuitamente. Os escolares que o visitam querem saber do trem, da estação, dos tempos memoráveis. O museu nasceu na garagem de sua casa com a presença de dona Matilde de Lutes Rubinato, esposa de Adoniran.
Funciona sem auxílio oficial, de órgãos públicos ou da iniciativa privada. A Secretaria de Bens Culturais do Estado de São Paulo poderá encampá-lo. A idéia nasceu em 1969, quando Bittencourt mudou para o bairro, onde criou a segunda rua de lazer em São Paulo. Fundou a Escola de Samba Flor de Maio, no Tucuruvi. Abnegado, Bittencourt o mantém com dinheiro do próprio bolso. Recebe R$ 400,00 como funcionário público aposentado.
Fotografias, discos, fantasias, documentos, mapas e utensílios estão deteriorando na umidade. Lá estão os trilhos de bitola estreita do trem, a lanterna, o boné do maquinista. As crianças adoram o túnel do tempo. Aprendem que lá fundaram a primeira escola de pilotagem de aviões do Brasil. Eduardo Pacheco Chaves (Edu Chaves) comprou enorme área de 1,2 milhão de hectares por 50 contos de réis, importando 21 aviões da Europa. As primeiras indústrias instalaram-se em 1918.
Vida no campo
A luz elétrica chegou em 1931, substituindo os lampiões a querosene. A área, cujo solo era rico em argila, fabricava o melhor tijolo de São Paulo. Em 19 de maio de 1965 acabou o ramal ferroviário de Areal até Guarulhos. Adoniran chorou vendo o destelhamento da estação. Os bondes também sumiram em 1968. “O trem não levava só passageiros. Os vagões também carregavam móveis tijolos, areia, cimento para a construção do reservatório Cabuçu”.
As carretas e carroças carregaram materiais de construção durante trinta anos, de 1920 até 1950. Havia um desvio do ramal ferroviário que penetrava na área das olarias, buscando materiais para a Aremina, o antigo fabricante de argilas. São Paulo tinha boiadas, vinhedos, olarias e chácaras. A ferrovia civilizou a vida rural.
“O trem era fundamental. As pessoas faziam piquenique no largo de Vila Galvão. Os peixeiros pescavam nos lagos. Haviam cavalos e cabritas, que pastavam com cincerro no pescoço. O trem soltava fagulhas que queimavam a roupa da gente, trabalhávamos com a roupa queimada, nos chamavam de Cantareira”. Pescavam no rio Tremembé.
Ainda vivo, o maquinista, Mario Pires, atropelava veados na mata, no trecho do caminho do Jaçanã-Vila Galvão. Nem tudo era beleza no bucolismo da paisagem suburbana. “Quando o trem das onze passou a ter bitola mais larga, passava rente às pessoas que atravessavam a ponte. Gritavam: ‘olha a cabeça!’. Muita gente morreu assim. O corpo ficava em Santana, a cabeça em Guarulhos”. Um desastre em 1944 na avenida Cabuçu matou mais de 50 pessoas.
“Se eu pudesse alegrar meu coração/e ir de trem pro Jaçanã/é impossível meus senhores/agora com o progresso poderemos ir de metrô/vai de uma hora à meia-noite/o trem das onze virou marco na história/o Jaçanã saúda Adoniran Barbosa/o hino do bairro guardamos na memória/e com saudades cantamos agora...
Com a mesma linha melódica de “Trem das Onze”, Bittencourt compôs estes versos com Maurílio Silva. Inspiraram-se no antológico samba de Adoniran. (Texto de João Teixeira)

sexta-feira, agosto 06, 2010

Os cartunistas mais revolucionarios da atualidade estão em Paraty!




Não aguentei!Ia manter Adoniran na capa do Blog mais uns dias, mas a visita de Robert Crumb a Feira do Livro de Paraty e suas impressões sobre os homens e o mundo que vivemos, me fez sucumbir e copiar materia do IG e tascar aqui no Blog.


Robert Crumb: "Me assusta que HQs sejam levadas a sério"

Em mesa com Gilbert Shelton, cartunista é uma das principais atrações da Flip
Marco Tomazzoni, enviado a Paraty


Fotos: Frâncio de Holanda
Os cartunistas Gilbert Shelton e Robert Crumb: história dos quadrinhos na mesma mesa
Dois senhores de idade avançada, barba branca e chapéus na cabeça entram na sala e é difícil relacionar essas figuras aparentemente pacatas e conservadoras com os quadrinhos mais famosos da cena underground norte-americana. Em poucos segundos a coisa muda de figura. Acuado pelos flashes, Robert Crumb, 66 anos, mostra o dedo do meio para um fotógrafo e enfia a mão na lente da câmera. O olhar é amistoso, brincalhão, mas já deixa claro que ele não está muito à vontade com a condição de estrela. Pois é, estrela: depois de Isabel Allende, Crumb é o maior figura popular desta edição da Flip, onde vai dividir no sábado uma mesa com Gilbert Shelton, 70, o pai dos famosos Freak Brothers.

A viagem para o Brasil chegou a ser uma surpresa, já que Crumb raramente deixa a França, onde vive há anos, assim como Shelton. Logo se descobriu o motivo: as mulheres, sempre elas. Além de esposa de Shelton, Lora Fountain também é a agente de Crumb. Ao receber o convite para vir a Paraty, uniu forças com a cartunista Aline Kominsky-Crumb e as duas garantiram, “vamos convencê-los”. Tanto funcionou que elas sentaram ao lado do maridos para responder as perguntas. Crumb parecia amuado e Shelton mostrava espanto com a sala lotada. “É a maior coletiva de que já participei.”

Crumb pessimista: "A raça humana é sórdida"

Crumb aparentemente ainda não compreende muito bem a dimensão que sua obra ganhou. Autor de personagens clássicos, como Fritz, The Cat e Mr. Natural, também empresta seus talentos para a revista New Yorker e projetos especiais, como uma biografia em quadrinhos de Franz Kafka e sua recente adaptação do Gênesis bíblico para uma HQ. “Quando comecei, meu trabalho não valia nada. Fiquei surpreso quando começou a ser valorizado. Acho muito bizarro quando vejo meu trabalho pendurado numa galeria.”

A participação na Flip, uma festa literária, é encarada da mesma forma. “Também acho bizarro, porque minha cabeça continua encarando os quadrinhos como uma coisa inferior. Me assusta que as HQs agora estejam sendo levadas a sério. Elas se tornaram um produto economicamente viável para as editoras, e é por isso que estamos aqui.” Shelton faz a relação com a literatura de uma forma muito mais direta, já que o texto, para ele e Crumb, é a alma dos quadrinhos. “A história é que conta. Se o desenho for ruim e a história boa, funciona, e não o contrário.”

Avesso a entrevistas (e, segundo a mulher, a aeroportos, seguranças, câmeras, novas tecnologias, e por aí vai), Crumb disse que gostaria de ter vindo completamente anônimo, sem ser o centro das atenções. “Gosto de estudar, não de ser estudado.” Talvez esse seja um dos motivos para que ele tenha resolvido se mudar a França, onde mora com a família, mas o principal é o completo asco – essa é a palavra – que sente dos Estados Unidos.

“Virou um estado fascista, corporativista, o pior do mundo. Obama tem boas intenções, mas não deve conseguir. Algumas coisas estão enraizadas demais, fortes. Eles estão destruindo o planeta, estamos com um grande problema”, lamentou. Voltar para lá, além dos laços criadas em solo francês, está fora de cogitação. “Não penso nisso, tenho vergonha de dizer de onde sou. Na verdade, tenho vergonha de dizer que no moro no planeta Terra... A raça humana é sórdida.”

O Brasil, aliás, surgiu como alternativa para a vida fora dos EUA. Shelton disse ter “adorado Paraty”, enquanto Crumb mostrou certo receio: “Acho que meus arquivos e discos provavelmente não se adaptariam bem ao clima daqui”. Colecionador notório de discos das primeiras décadas da indústria fonográfica, o cartunista incluiu uma música de Aracy Cortes, “Quero Sossego” (1931), na coletânea Hot Women: Singers from the Torrid Regions of the World (mulheres quentes, cantoras das regiões tórridas do mundo). A peregrinação por LPs é um dos objetivos de Crumb no país. “Parece que é muito difícil encontrar música brasileira das décadas de 20 e 30. Se alguém aí tiver, pago um bom dinheiro.”

quinta-feira, agosto 05, 2010

ADONIRAN BARBOSA.100 anos de muito samba!


ADORÁVEL ADONIRAN !

Rogério Siqueira

"Com a corda mi, do meu cavaquinho, fiz uma aliança prá ela, prova de carinho" Se vivo fosse (e vivo está !!!, através de sua obra monumental) Adoniram Barbosa estaria apagando 100 velinhas neste 06 de agosto! Nascido João Rubinato, este paulista de Valinhos-SP, com simplicidade e pureza sem igual, traduziu uma São Paulo que já quase não existe mais...e ao mesmo tempo, continuará existindo a cada audição de “Samba do Arnesto", "Torresmo a Milanesa" “Iracema” e tantas outras obras primas ...

Talvez por ter vindo a esse mundo, junto com “Trem das Onze”, a música em agosto e eu em novembro de 1965 (nasci no Tucuruví, pegado ao Jaçanã), a figura de Adoniram sempre me cativou. Provavelmente sem saber o significado da palavra “gênio”, afinal Adoniran não era dado a essas intelectualidades, ele o foi .

Chepeuzinho, gravata borboleta, cabelo sempre carregado em brilhantina, estica de bom malandro e boêmio que conhecia e dominava como ninguém as mazelas das noites bexigueanas,com seu sotaque mezzo caipira, mezzo italianesco do Brás, cantou de A a Z os bairros e tipos de São Paulo. Adoniran frequentou os butecos da paulicéia e neles, batucando numa caixa de fósforo, compôs o que os mais desavisados chamam de “samba paulista” , como ele mesmo dizia, isso não existe, samba é samba e ponto final.

Segundo o nosso guru da bossa nova, João Gilberto, a letra de “Saudosa Maloca” tem a mesma profundidade e grandeza de um texto de Dostoiévski. Adoniran estava sempre bem acompanhado ...de Araci de Almeida, no início da carreira, a Carlinhos Vergueiro nos dias derradeiros, teve como parceiros e admiradores Vinícius de Morais, Elis Regina, Clementina de Jesus, e até ele mesmo ...perguntado sobre a autoria de certas músicas, ele respondia – Essa fiz em parceria comigo mesmo !!

Único em seu estilo, não copiou ninguém e não tem sucessores.Quer uma fotografia fidedigna dos anos 40, 50, 60 e 70 de Sampa? Está tudo lá, em preto e branco, nas letras deste artista. Multifacetado, como é próprio dos gênios, também foi ator, comediante e pásmem, inventor de brinquedos!!!

Nem tudo está perdido, quando bate aquela nostalgia da obra genial do Adoniran, dou um pulinho ao Bar Brahma, na emblemática esquina da Ipiranga com a São João, os Demonios da Garoa estão lá todas as noites de terça feira !!!

Rogério Siqueira
Jornalista, comunista e sambista de primeira

segunda-feira, agosto 02, 2010

Eleições, partidos e a revolução socialista no Brasil:Uma discussão!!!



José Carolino Tostes Filho, opinou:

PARTIDO REVOLUCIONARIO!

CAROS COMPANHEIROS(AS),LEMBRANDO NOSSAS HISTORIAS,DEFRONTAMOS COM GRANDES QUADROS, MARIGHELLA, CARLOS LAMARCA, JOAQUIM CAMARA FERREIRA E TANTOS OUTROS(AS)REVOLUCIONARIOS. EM EPOCAS DIFICEIS, ME LEMBRO QUE O PCB FOI CONTRA A LUTA ARMADA, MARIGHELLA SAIU DA DIREÇAO DO PCB SP, VEIO PARA O SEU LUGAR O SAUDOSO HERCULES CORREIA. ESTOU COLOCANDO ESTES FATOS PARA SEREM ANALISADOS.

REVOLUÇAO SEM POVO É GOLPE. NA MINHA OPINIAO,TODO RESPEITO A ESSES VALOROSOS COMPANHEIROS(AS), NA EPOCA FIQUEI FULO COM A DECISAO DO PCB. HOJE JA COM MAIS EXPERIENCIA, VEJO QUE O PCB TINHA RAZAO,TEM MUITOS PARTIDOS FALANDO EM REVOLUÇAO,MAS ESTAO ATRELADOS AO SISTEMA QUE QUER TRANSFORMAR O BRASIL NUMA POTENCIA CAPITALISTA.

NÃO ESTAMOS QUERENDO SOCIALISAR A MISERIA, ISTO O CAPITALISMO FAZ BEM, POREM NAO PODEMOS DEIXAR DE LUTAR PELA AUTO DETERMINAÇAO DOS POVOS, TER VISAO INTERNACIONALISTA, PRICIPALMENTE NA AMERICA LATINA. POREM MINGAU QUENTE SE COME PELA BEIRADA,TEMOS QUE FORTALECER ESTE PAIS PARA PODER DAR CULTURA A ESTE POVO PARA SABER O QUE O SOCIALISMO É , E TER CONHECIMENTOS SOBRE O HUMANISMO, O RESPEITO AO PROXIMO E SOLIDARIEDADE COMO PRINCIPIO.

PRIMEIRO TEMOS QUE APRENDER O QUE É O SOCIALISMO VERDADEIRO. HÁ MUITA FUMAÇA E POUCO FOGO. É HOJE QUE É EPOCA DE FORTALECER O CAMINHO QUE ESTE PAIS NUNCA TEVE. AI VEM O P.C.B COM O ESQUERDISMO DOENTIO, CHEGANDO A CHAMAR O LULA DE PELEGO. LAMENTALVENTE DESTA VEZ ESTAO COMPLETAMENTE EQUIVOCADOS E PERDERAO O TREM DA HISTORIA. É MUITO VERGONHOSO ESTE COMPORTAMENTO DO P.C.B.

ESTAS COLOCAÇOES SÃO DE MINHA INTEIRA RESPONSABILIDADE. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O P.C.B FOI A MATRIZ DE TODA ESQUERDA HOJE VIGENTE NESTE PAIS. ISTO AUMENTA SUAS RESPONSABILIDADES DE COMO CAMINHAR PARA O SOCIALISMO, DEVIDO SUAS HISTORIAS. POREM NAO AS VEJO. A CEGUEIRA CHEGA AOS LIMIARES DOENTIOS. ESQUECEM QUE QUEM DERRUBOU JANGO FORAM AVOS E PAIS DOS QUE HOJE ESTAO COM A MIDIA, INFRAESTRUTURA E SUPER ESTRUTURA NAS MAOS (CONGRESSO E SENADO,COM MAIORIA)E EU NAO VOU BATER PALMAS PARA GOLPISTAS.
CARO CAMARADA LUIS , GOSTARIA DE SUA OPINIAO, É MUITO IMPORTANTE PARA MIM, SAUDAÇOES COMUNISTAS
JOSE CAROLINO.

Luiz Aparecido opina:
Meu camarada!

Concordo com a maioria de suas colocações. Não se faz revolução sem povo e nem sem um partido forte e massivo, coeso e preparado ideologicamente para dirigir o processo revolucionario. Por isto estou no PCdoB. Na época que voce cita, eu tambem era da juventude do "Partidão", que era realmente a matriz de toda esquerda brasileira, menos os trotsquistas, que sempre seguiram o caminho equivocado da provocação e da inconsequencia.

Depois, segui os inconformistas com a passividade covarde do PCB e fui para a Dissidencia Comunista de São Paulo, que se tornou depois Ação Libertadora Nacional-ALN, que tambem caiu no equivoco do foquismo, assim como várias outras organizações revolucionarias, que destemidamente enfrentaram o poderio da Ditadura. Mas deram exemplo a juventude e ao povo, de que era necessario combater o arbitrio e o terrorismo da direita brasileira.

Esta mesma direita, que hoje se une em torno do ex-esquerdista José Serra para combater a candidatura da nossa companheira, ex-guerrilheira, Dilma Roussef, que pretende solidificar os avanços conquistados no governo Lula e fazer mais; organizar o povo e prepara-lo para a inevitável ruptura com o sistema capitalista monopolista, espoliador e ponta de lança do decadente imperialismo americano. Este é o caminho, creio eu, meu camarada!

È imprescindivel organizar o povo, dar-lhe instrumentos politicos e teóricos e avançar na conquista do Estado. Não só do governo, porque governo estamos nele, mas gerenciando um Estado ainda capitalista e dependente, apesar dos esforços de governo Lula, na luta por nossa soberania e independencia. Meu partido, o PCdoB, quer uma sociedade socialista, mas sabe que só juntando forças e preparando o povo, vamos chegar lá. Eleições são uma trincheira de lutas para irmos a medida do possivel, varrendo a direita e o conservadorismo do Congresso Nacional. Mas outra trincheira muito importante, é tambem organizando e tomando sindicatos e organizações de base populares e prepara-las para o embate que vem ai, com certeza.

Quando sera este embate é impossível prever. Depende de condições objetivas e subjetivas e do nivel de organização e de lutas do povo brasileiro. Alguns passos foram dados aqui e na América Latina. Não somos mais um quintal, cheio de ovelhinhas do imperialismo norte-americano e seus sócios nacionais e internacionais.

Vamos para estas eleições para eleger Dilma presidente e o maior numero possível de deputados federais e estaduais, senadores e governadores de esquerda. Esquerda de verdade, não de boutique e botequim. Vamos a luta, que ela é sempre urgente e necessaria, hoje e amanhã. Estas são minhas modestas opiniões, baseadas na direção que meu partido e a luta do povo apontam!!
Luiz Aparecido