quarta-feira, agosto 25, 2010

Votar para mudar o Congresso!!!


Vote para mudar a correlação de forças no Congresso!

O Congresso brasileiro pode ser considerado um dos mais conservadores do Mundo. Pelas ultimas estatisticas, nota-se que corporações empresariais( o presidente da Confederação Nacional da Industria-CNI, por exemplo, é deputado federal por Pernambuco) os donos o agronegócio, os latifundiários, os grandes comerciantes, enfim os conservadores e donos do poder econômico, dominam mais de70% das duas casas congressuais, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Há ainda a bancada evangélica, a bancada católica e outras representações do que há de mais atrasado e retrógrado no Brasil. Assim, nenhum governo consegue atuar de acordo com os interesses dos excluídos, dos pobres, dos despossuídos. È só observar como o governo Lula, o mais progressista que o Brasil teve até agora, passa por todo tipo de negociação e chantagem para conseguir passar qualquer projeto, que atinja mesmo de raspão os interesses dos poderosos. As leis têm que passar pelo Congresso, algumas de maior complexidade ou que mexa na Constituição, precisa de dois terços do voto dos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado, em dois turnos.

Chantagem parlamentar

Por isto nestas eleições, onde há vários candidatos presidenciais progressistas e de esquerda, começando com quem tem a maior chance, que é a Dilma Roussef, representando uma coligação que une o PT, o PCdoB, o PSB, o PDT, o PMN e o PMDB, mas também Plinio de Arruda Sampaio do Psol, o Ivan Pinheiro do PCB, o Zé Maria do PSTU. De nada adianta eleger qualquer um deles, o Plinio, o Ivan e o Zé Maria, por exemplo, que ele não conseguira sequer governar com um Congresso com a mesma composição de hoje, ultraconservador. È preciso mudar a correlação de forças no Congresso, em vez de conservador, progressista, honesto e comprometido com mudanças em favor do sofrido povo brasileiro.

Dilma Roussef, ganhando as eleições, conseguira governar graças ao PMDB, que fora alguns poucos homens de esquerda, na sua maioria é de centro direita. Ou seja, se o PMDB repetir seu desempenho das ultimas eleições, vai manter a presidente Dilma em permanente acuo e submetendo-se a chantagem de uma maioria parlamentar, que se formara a qualquer momento entre os parlamentares de centro-direita do PMDB, com os elementos do DEM, do PP, do PSDB e outros conservadores.

Formar bancada de esquerda

Tão importante como votar na Dilma, no Plinio, ou no Ivan, é necessário votar num deputado federal ou senador de esquerda, Mas de esquerda mesmo, que não mude de lado após se eleger, como tem sido pratica nas ultimas eleições, onde vemos partidos elegerem 15 deputados e depois conseguem a adesão de mais 20 ou 30, formando bancada imprescindível na mesa de negociação politica.

Se conseguirmos eleger a Dilma e uma maioria de deputados e senadores de esquerda, podemos começar a pensar seriamente em mudar o Brasil. Romper as amarras do passado e construir um clima que permita a ruptura do sistema politico e até das estruturas sociais, abrindo caminho para o tão sonhado socialismo. Com democracia e pluralismo.

Nos Estados também

O mesmo caso vale para as eleições estaduais. Todos viram oque aconteceu em Brasília, onde um governador corrupto comprou a maioria absoluta da Câmara Distrital e só foi apeado do poder por determinação da Justiça, que teve que prende-lo, primeiro caso ocorrido no Brasil. Mas foi o voto dos brasilienses que elegeram José Roberto Arruda, do DEM, na época e os deputados distritais que o apoiaram até o fim. E eles, os deputados estão lá, inclusive concorrendo agora à reeleição. Este horror pode voltar a ocorrer de novo.

È só votar no Joaquim Roriz novamente e numa bancada de deputados distritais que representam apenas interesses corporativos e do poder econômico, que domina a capital do país.

Do Rio Grande do Sul a Roraima, os casos de governos incompetentes e desonestos e que governam com apoio de deputados comprados com cargos públicos ou dinheiro fruto da corrupção, estão á vista de todos. Por isto, o eleitor além de escolher um candidato a governante competente, correto, com uma história de vida em defesa dos interesses do povo e não de corporações e classes dominantes, deve fazer outro favor a si mesmo e ao Brasil! È votar em deputados federais, estaduais e senadores que estejam comprometidos com um País melhor, os interesses do povo, com reformas profundas no sistema politico e social.

Publicado tambem dia 25/08/2010 no portal CONGRESSO EM FOCO-www.congressoemfoco.uol.com.br

Nenhum comentário: